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SABERES E PRATICAS DA INCLUSÃO: A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Essivalda Aguiar Leiliana Rosalia de Sousa

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Resumo

A educação no Ensino Infantil para crianças surdas nas escolas públicas passa por uma mudança de procedimento e postura tanto dos gestores quanto dos professores. Já se entende que para a ocorrência de uma aprendizagem significativa é necessário que a inclusão aconteça não apenas como forma de socialização, onde as crianças com surdez são inseridas no contexto educacional sem que ocorra aprendizado, apenas para ter contato com outros educandos. O que se busca é a qualidade do ensino para todos. A introdução do proposito da inclusão que traz a abolição da desigualdade e o desenvolvimento intelectual, físico, mental e emocional da criança surda. Para tanto a escola necessita estar apta para receber essa clientela e os professores dispostos a aprender a lidar com as diferenças de maneira que se construa uma escola bilíngue no sentido de domínio da linguagem de sinais através do ensino de LIBRAS, e da língua portuguesa, onde a comunicação entre os educandos, ainda que com surdez, e todo corpo docente e discente aconteça naturalmente. A surdez não é empecilho ao processo de ensino e a inclusão faz da escola um lugar de igualdades.

Palavras-chave

Aprendizagem; Educação; Ensino; Inclusão; Surdez

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